sábado, 7 de agosto de 2010

Saiba por que o computador trava e o que fazer para evitar dores de cabeça nessas horas

Você está terminando aquele trabalho crucial na sua vida. Já passou da hora de dormir e você ainda está em frente ao computador para fazer os últimos acertos. De repente, a tela congela. Você espera uns segundos. Nada acontece. Leva um tempo para aceitar que seu computador travou e que o trabalho pode ter se perdido. Isso acontece com todo mundo que usa computadores. Mas, por que ele trava? Neste artigo, vamos saber os motivos dessas “paradas” do computador e conhecer dicas para se prevenir delas.

O travamento acontece no sistema operacional do computador, como o Windows, que, por algum motivo, pára de responder aos comandos do usuário. Isso pode acontecer por uma série de motivos, desde problemas com o Hardware do computador (como memória e placas) até os softwares (programas).

Abrir muitas janelas ao mesmo tempo costuma ser uma das causas mais comuns. Você precisa ficar atento ao uso dos recursos do computador. Para isso, dê um CTRL + ALT + DEL e clique em Gerenciador de Tarefas. Quando aparecer a tela do Gerenciador, clique na guia “Desempenho”, como mostra a imagem abaixo:
Use o Gerenciador de Tarefas para monitorar o desempenho do seu computador
Observe que, na parte esquerda da janela, aparecem o uso de CPU (processador) e de Memória. Se você notar que seu computador está lento, abra o Gerenciador de tarefas e verifique se os recursos do computador estão “se esgotando”, ou seja, estão sendo utilizados quase completamente. Se estiverem, feche alguns programas que não sejam necessários no momento.

A famosa e odiada "tela azul da morte"
Atualmente, os computadores travam bem menos do que travavam na época do Windows 98. Naqueles tempos, era comum ver a “tela azul da morte”, como ficou conhecida a tela que diz que o sistema encontrou um erro grave e não pode se recuperar. Hoje, elas não são tão comuns porque os desenvolvedores dos sistemas operacionais mudaram a forma de permitir o acesso dos programas ao núcleo do sistema. Desse modo, se um programa travar, ele dificilmente vai fazer todo o computador parar também.


Use drivers certos para seus acessórios
Outros grandes responsáveis por travamentos são os drivers. Eles são programas que fazem os dispositivos do computador, como mouse, teclado e webcam funcionarem. O maior problema é que eles têm acesso direto ao núcleo do sistema. Quando você instala algum dispositivo novo, como uma impressora, o driver dele pode causar instabilidade no sistema operacional e levá-lo a travar. A dica é só instalar drivers específicos para o sistema operacional que você usa. Geralmente esses dispositivos são acompanhados por CD’s de instalação. Por isso, na hora de instalar, lembre-se de escolher a versão do driver correta para seu sistema operacional.


Solução definitiva para o problema de travamento não deve surgir tão cedo, se é que vai surgir. Mas é possível evitar complicações mantendo seu computador “limpo” de vírus, com o HD desfragmentado (já falamos disso aqui no blog: http://tcnomundo.blogspot.com/2010/08/deixe-seu-computador-mais-rapido-com-o.html) e, o mais importante, salvando seus trabalhos em intervalos de tempo curtos. Fazendo isso, mesmo que a “tela azul da morte” apareça, ela não vai te causar tanto medo.

Você pode ler mais sobre o assunto acessando os links abaixo.
Fontes:
http://hypescience.com/23283-por-que-o-computador-trava/
http://pt.wikipedia.org/wiki/BSOD
http://www.reservaer.com.br/biblioteca/e-books/dicas/pg14.html

Nenhum comentário: