terça-feira, 10 de agosto de 2010

Já ouviu falar de computação em nuvem? Ela pode mudar a maneira de você usar o computador. Saiba mais neste artigo

 Você carrega seus valiosos arquivos em pendrives ou CD’s. Leva os trabalhos da faculdade, as fotos da galera, as músicas que um amigo pediu, dentre outros tantos tipos de arquivos que você precisa levar com você pra onde quer que vá. O maior problema é que, às vezes, o computador em que você está não lê pendrives ou não tem o programa necessário para abrir o arquivo, o que são motivos para muita dor de cabeça. Mas, já pensou se você pudesse simplesmente acessar seus arquivos de qualquer computador sem se preocupar com programas, pendrives e CD’s? Pois saiba que isso e muito mais coisas já são possíveis com a computação em nuvem.

Computação em nuvem, ou cloud computing, é um termo que começou a ser conhecido em 2008 e não é algo difícil de compreender. Trata-se do princípio de realizar as tarefas que fazemos com o computador através da internet. Desse modo, poderíamos usar programas de escritório, jogos, multimídia e armazenamento sem precisar ter esses programas instalados no pc. Bastaria acessar a internet para ter acesso a eles.

A “nuvem” a que o termo se refere é a internet e os provedores de serviços para web. O Google, por exemplo, tem inúmeros computadores poderosos espalhados pelo mundo para garantir que todos os serviços da empresa funcionem. A computação em nuvem garante que você possa usar o poder de processamento e armazenamento desses computadores em sua própria casa, a partir da internet.


Para ficar mais fácil entender, podemos citar alguns exemplos de aplicações que utilizam o conceito de cloud computing e você nem se dá conta. O email, por exemplo, é uma delas. Quando você acessa a internet a partir de qualquer computador, pode abrir e enviar emails. Na computação em nuvem, isso vai mais longe: todas as tarefas do computador poderão ser feitas na internet. Isso quer dizer que você vai poder jogar, ouvir música, fazer trabalhos escolares e acadêmicos, gravar CD’s (se é que isso ainda será necessário!) sem instalar nenhum aplicativo no seu pc. Tudo será feito através do navegador da internet, como o Firefox ou o Internet Explorer.


Bem, se tudo seguir no rumo em que está, a computação em nuvem deve ganhar novas empresas que colocarão seus programas e serviços para ser acessados na nuvem. O Google tem várias aplicações que usam esse conceito. O Google Docs é um deles. Na nuvem, usando o Google Docs, é possível editar textos, planilhas e apresentações a partir de qualquer computador com acesso à internet. Outros programas também estão entrando na onda da cloud computing, como antivírus e até mesmo o famoso Photoshop. O Google deve lançar ainda este ano o Chrome OS, um sistema operacional que funcionará exclusivamente com aplicações da nuvem.

A vantagem desse tipo de computação para nós, usuários finais, é que não precisaremos gastar fortunas comprando computadores potentes para executar programas mais pesados, uma vez que todo o processamento será realizado pelos servidores das empresas que fornecem os serviços. Por outro lado, há a desvantagem de colocar muitos dados pessoais nas mãos de empresas que podem ou não ser confiáveis. Isso é uma discussão que já está sendo travada.

Bom, se a cloud computing vai se expandir ou não, só saberemos com o tempo. Ainda há restrições para que ela cresça, como a velocidade de conexão com a internet, por exemplo. Contudo, nós já estamos usando muita coisa na nuvem, como você pôde conferir neste artigo, e tem muita gente apostando nela para crescer. É esperar para ver. Até a próxima!

Para saber mais, acesse os links abaixo:

Fontes:

Nenhum comentário: