segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Entenda por que alguns vídeos e músicas não abrem no seu computador e aprenda a resolver esse problema

Você já deve ter passado por uma situação como essa: depois de baixar um filme da internet, não consegue assisti-lo no seu computador, mas outros vídeos são exibidos normalmente. Por que isso acontece? Provavelmente, seu computador precisa de um codec para exibir o vídeo. Neste artigo, vamos entender mais sobre os codecs e onde encontrá-los para garantir que seus arquivos de áudio e vídeo sejam reproduzidos sem problemas.

"Codec" é a junção de dois termos em inglês: coder e decoder que, em português, significam codificador e decodificador. Os codecs são programas que permitem a compressão de arquivos de mídia, ou seja, a codificação de imagens, vídeos e áudios para um formato digital que diminua seu tamanho. Porém, os codecs também fazem o contrário: decodificam o arquivo para permitirem que programas reprodutores de mídia, como o Windows Media Player, possam executar arquivos comprimidos. Um exemplo comum é o MP3, formato de compressão muito usado em praticamente todos os computadores. Aqui no blog tem um artigo sobre compressão em MP3, clique aqui para ler mais.

Para entender como um codec funciona, imagine que ele “traduz” o conteúdo do arquivo para o programa de mídia. Por exemplo: imagine que você queira abrir uma música no formato mp3, mas que seu computador não tenha um codec para executar arquivos nesse formato. Neste caso, o programa que você usa para ouvir as músicas, como o Windows Media Player, não vai conseguir “entender” como executar o arquivo, e a música não vai tocar. O mesmo acontece com os vídeos. Sem o codec adequado, o vídeo não toca.

Contudo, resolver esse problema é bem simples. O próprio Windows já vem com codecs para reproduzir os arquivos mais comuns, mas não todos. Para resolver isso, existem pacotes de codecs disponíveis gratuitamente na internet. Esses pacotes contêm todos os codecs necessários para reproduzir a maioria dos formatos de áudio e vídeo no computador.

Abaixo está uma relação de pacotes de codecs gratuitos mais usados e os links para baixá-los. Não precisa baixar todos, experimente baixar um, instalar e tentar abrir o arquivo que não funcionava antes. Se não funcionar, remova o codec que você instalou (No Painel de Controle, opção "Adicionar e Remover Programas") e depois instale outro pacote.


Para saber mais, acesse os links abaixo.

Fontes:
http://www.baixaki.com.br/info/1181-entenda-por-que-os-codecs-sao-indispensaveis-em-um-computador-.htm
http://www.ajudacomputador.org/internet/computadores/o-que-sao-codecs-problemas-com-execucao-de-video/
http://teteraconsultoria.com.br/blog/como-funcionam-os-codecs/

2 comentários:

No gás disse...

Muito bom o blog, e o post então! Muito bacana essa sua iniciativa.

Tcno Mundo disse...

Muito obrigado pelo elogio! Estamos ralando para ter sempre um bom material aqui no blog. Um abraço!