domingo, 1 de agosto de 2010

Conheça seu computador por dentro

Você sabe o que tem dentro do seu computador? Sabe para que serve cada componente dele? Se não souber, não se preocupe, este artigo vai dar uma luz para você entender como funciona e de que é feito um computador!

Nessa abordagem, vamos deixar de lado o monitor e os periféricos como teclado e mouse. Por que esses dispensam explicações. Vamos desvendar o gabinete do computador.

Gabinete




É dentro dele que estão todos os componentes para fazer seu computador funcionar. Podem ter acabamentos diversos, mas o importante são os componentes que estão dentro dele. Vamos conhecê-los agora.





Processador da Intel


Processador: é o cérebro do computador. É ele o responsável por fazer as operações necessárias para que você consiga ver um vídeo, digitar um texto, navegar na internet, jogar, e outras tantas atividades que você pode fazer. Tudo depende do processador. A velocidade dele influencia o tempo que demora para abrir um arquivo, gravar um CD e etc. Quanto mais rápido for o processador, melhor você pode usar seus programas e mais coisas vai poder fazer ao mesmo tempo. Alguns jogos e programas, por exemplo, exigem uma velocidade mínima do processador (que é medida em Gigahertz) para funcionar. Contudo, atualmente, não basta apenas analisar quantos Gigahertz tem o processador, mas também a quantidade de núcleos, a quantidade de cachê, entre outros fatores técnicos demais para abordarmos aqui.

"Pentes" de memória RAM
Memória RAM (Randon Access Memory): é a memória para armazenar dados enquanto eles estiverem sendo utilizados pelo processador. Ela não grava os dados, ou seja, quando o computador é desligado, tudo o que ela continha é apagado. A memória RAM está diretamente ligada ao desempenho do computador, uma vez que todos os programas e arquivos que você abre ao mesmo tempo ficam armazenados nela. Em resumo, quanto mais coisas você quiser fazer ao mesmo tempo no computador, de mais memória RAM vai precisar. A capacidade de armazenamento dela é medida em Megabytes ou Gigabytes.

HD aberto


HD (Hard Disk): é o disco rígido. É nele que ficam gravados todos os seus arquivos e programas do computador. Quando você salva um trabalho, copia uma música ou um vídeo, eles vão para o HD, que não se apaga quando o computador é desligado. O HD influencia na quantidade de coisas que você pode armazenar no computador. Quando mais capacidade o HD tiver, mais arquivos podem ser salvos. Geralmente, a capacidade dele é medida em Gigabytes ou Terabytes.


Placa-mãe vista de cima

Placa-mãe: é a principal placa do computador. Ela faz a conexão de um dispositivo com o outro. Todas as peças do computador estão ligadas a ela. As placas-mãe determinam quais tipos de processador, memória e outros dispositivos podem ser conectados a ela. Ou seja, se você pretender trocar de processador no futuro, vai precisar ver se o novo é compatível com ela. O mesmo vale para os demais dispositivos. Na prática, trocar de placa-mãe pode significar trocar o computador todo.



Placa de vídeo offboard da NVidia


Placa de vídeo: São placas que transformam os sinas de imagem do computador em sinais que podem ser visualizados nos monitores. Elas podem ser integradas à placa-mãe do computador (onboard) ou podem ser separadas (offboard). As placas offboard geralmente têm desempenho maior que as onboard e são bem mais caras.




Esses são as partes mais importantes do computador. Não são os únicos, claro. Existem muitas outras peças e dispositivos que precisam estar presentes no computador para ele funcionar. Se quiser saber mais, dê uma olhada nos links abaixo. São muito interessantes. Até a próxima.

Fontes:

Nenhum comentário: